sábado, 21 de agosto de 2010

O papel do professor como orientador

Como se sabe,a educação passou e vem passando por várias transformações até chegar ao modelo de ensino atual. Vem do tradicional, passando pelo modelo tecnicista, pela escola nova, chegando ao modelo construtivista, onde o professor assume uma postura de mediador e orientador, dando espaço para os alunos 
construírem o conhecimento. Transformações essas, que foram essênciais no desenvolvimento da Educação.
A partir do momento em que a Educação começou a transformar-se, alunos e professores também foram assumindo posturas diferentes das anteriores. Alunos querem fazer suas próprias escolhas. Professores precisam assumir uma postura humilde para que também consigam aprender com seus alunos. Contudo, a Educação transfigurou-se na parceria entre aluno e professor, onde o aluno aprende e ensina com o professor, e o professor aprende e ensina com o aluno.
Professores precisam compreender que não existe conhecimento pronto e/ou absoluto. Para tanto, o papel do professor como orientador, é desenvolver em seus alunos o pensamento crítico e a capacidade de pensar por si próprio, dando a oportunidade de construírem seus próprios caminhos, trazendo suas realidades para a sala de aula. Para tanto, o professor não deve solucionar os problemas de seus alunos, mas deve orientar caminhos para que eles mesmos o solucionem.
Para que isso aconteça é necessário que o professor use d diálogo como ferramenta de aproximação harmônica entre si e seus alunos. Reproduzindo a possibilidade de os alunos perceberem-se como sujeitos ativos em sala de aula e na sociedade. Colaborando para a construção de diversos campos do conhecimento, através dos conhecimentos adquiridos a partir de pesquisas realizadas em sala de aula, embasando um pensamento crítico e ético sobre aquilo que venha a ocorrer na sociedade na qual está inserido.
Enfim, o papel do professor como mediador do conhecimento, é colaborar para que seus alunos consigam aplicar seus conhecimentos em situações vividas diariamente. Significa ensinar a solucionar dilemas vividos diariamente, percebendo-se como membros da sociedade. É papel do professor questionar a produção e a organização do conhecimento.

Aluna do Curso de Pedagogia,
2º Semestre, URI - Campus Santo Ângelo,
Ana Luiza Sartor

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