quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Escola: espaço para a formação de um cidadão crítico

Enquanto educadores vivemos em constantes desafios, ora por parte do que a sociedade nos impõem, ora pelo meio, pelos indivíduos que atendemos em nossas salas de aula, ou por nós mesmos. E, apesar de todos esses desafios, se assumirmos uma postura comprometida, acima de tudo, seremos capazes de tirar de toda e qualquer situação algum aprendizado, tanto para nosso lado profissional quanto pessoal, tendo a possibilidade de construirmos novos caminhos.
No tempo que dedicamos para a elaboração, planejamento e a prática propriamente dita, reforçamos nosso compromisso com a Educação e a Sociedade em geral. Não basta o educador ter domínio dos conteúdos e técnicas, mas também deve ter dinamismo e sensibilidade para perceber as dificuldades, necessidades, angustias e potencialidades dos alunos, assim tornando a aprendizagem realmente significativa. Sendo, dessa forma, de suma importância que o educador considere os conhecimentos que os educandos trazem consigo, a partir da realidade da qual fazem parte.
Em nossas indas e vindas, encontramos diversas salas de aulas, diferentes realidades, distintos níveis e ritmos de aprendizagem, mas o que diferencia os educadores é o comprometimento pessoal de cada um. O educador, sendo mediador do conhecimento, automaticamente torna-se mediador daquilo que venha ocorrer em seu ambiente de trabalho. Tendo a oportunidade de resgatar valores e vivências, criando uma relação afetiva entre professor-aluno e aluno-aluno, a partir do diálogo.
Para que isso se efetive é necessário que a escola seja um ambiente de diálogo, de troca de experiências, onde exista o respeito por cada indivíduo. Possibilitando ao educando que seja capaz de questionar o que lhe é imposto, tornando-se um ser crítico, capaz de lutar, e, dessa forma, alcançar seus anseios e objetivos. Iniciando, assim, a construção de um cidadão que contribuirá para o desenvolvimento da sociedade.


Ana Luiza Sartor- Acadêmica do 1º semestre de Pedagogia URI - Campus de Santo ângelo
Também publicado no Jornal ' A Integração' em Horizontina

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